sábado, 4 de dezembro de 2010

Generalizações algébricas

Há "n" maneiras de usar as letras para fazer dos alunos craques na disciplina. Trabalhar com variáveis ajuda a generalizar pensamentos

mIlustração: StefanPesquisas na área apontam que o modo e a seqüência com que se propõem as atividades influenciam diretamente o jeito como se aprende (ou não) os diversos conteúdos que envolvem a álgebra. "Inverter a ordem que tradicionalmente é dada na escola, deixando as equações para depois e priorizando as generalizações, é uma alternativa que faz as letras aparecerem de modo mais natural e intuitivo", explica Humberto Luís de Jesus, assessor técnico educacional da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Trabalhar assim também ajuda a evidenciar eventuais fragilidades aritméticas. 
   Generalizar é um conhecimento prévio que pode auxiliar no domínio das outras três funções e é por isso que o tema precisa ser desenvolvido em sala. Não se trata só de trabalhar com álgebra, mas fazer matemática. 
   Apresentar desafios que envolvem seqüências de figuras geométricas é uma boa estratégia inicial porque permite à turma experimentar e fazer tentativas a fim de resolver questões e conferir resultados (leia a sequência didática). É interessante questionar o grupo sobre como serão as figuras seguintes às que foram dadas, pois isso auxilia a expressar qual regra determina a seqüência. Assim o professor impulsiona a garotada a pensar além do intervalo já conhecido. "As hipóteses têm de ser usadas não para explicar o que já está posto, mas para prever o desconhecido e, conseqüentemente, perceber o que é válido para todas as seqüências”, explica Jesus. Isso também dá aos estudantes liberdade para responder textual ou graficamente

Beatriz Vichessi (bvichessi@abril.com.br) e Cinthia Rodrigues

Um comentário:

  1. Muito bem, Cleidinéia, conseguiu fazer as postagens corretamente. Espero que você aproveite a sua "inserção" nos oceanos da internet e aprenda muito mais por meio dela e possa ensinar a muitos também.

    Magna Campos

    ResponderExcluir